terça-feira, 26 de outubro de 2010

Iº Seminário do Curso de Jornalismo e Publicidade & Propaganda - 1º Semestre

A televisão atualmente vem sendo considerada por muitos, e principalmente pelos jovens, a "Biblia Sagrada"; salvo que a tv dita as regras, as tendências, os padrões de beleza, os ídolos a serem adorados e seguidos. E o pior de tudo é que a maioria dos jovens a seguem. Mesmo por que se não o fizesse, estariam excluidos da sociedade, onde as meninas são magras, loiras, com seios enormes, e os meninos, forte, malhados, "Negro Lindo" como diz a musica do Parangolé.

O problema em torno dessa questão é a influência que a indústria cultural faz através de seus atores, cantores, apresentadores, modelos e tantos outros profissionais que atuam em áreas relacionadas à mídia, impondo padrões de beleza cada vez mais inatingíveis. O que a mídia apresenta serve de regra para o julgamento do que é ou não belo, o que faz com que as pessoas busquem incessantemente adequar-se aos parâmetros estabelecidos por esta. A busca constante está promovendo várias conseqüências graves na sociedade, como a perca da identidade, o uso de toxicos e intorpecentes, meninas fazendo varias cirurgias plásticas, enfim, vai desde dietas mirabolantes à bulemia, anorexia, entre outras doenças do século.

As estações televisivas criam os chamados idolos jovens que na maioria apenas transmitem valores como o aspecto fisico, a riqueza e a fama. Estas pessoas acabam por condicionar a identidade dos jovens, uma vez que na maioria dos casos os que idolatram deixam de ser quem são para se tornarem mais parecidos com os seus idolos.

É próprio da adolescência a adimiração quase doentia por pessoas conhecidas, pois nesta fase da vida eles precisam de uma "referência" para se insprirar. Muita gente, e principalmemte a malta jovem, procura algo para elevarem suas vidas, seus pensamentos e atitudes, e buscam nas pessoas e nas coisas erradas, depositam suas emoções em algo que é passageiro.

Outro alvo dos meios de comunicação são as tatuagens que apesar de ser muito identificada com a criminalidade e com o sistema penitenciário, nos últimos anos vem virando objeto de sofisticação devido à forte influência da mídia e, assim, a arte corporal vem se tornando cada vez mais popular. A técnica, hoje, reconhecida e respeitada, atrai cada vez mais adeptos à “Arte”.

Portanto, é notória que a mídia tem o poder de induzir, insinuar e transformar em verdade absoluta tudo o que lhe convém, so cabe a nós filtrar estas informaçoes para que nao sejamos pessoas frívolas, sem personalidade, que se pode manejar à vontade. Finalmente fica claro que está se tornando perigoso assistir a certos programas televisivos.

Sua vida pode estar sendo manipulada. Pense nisso!


Kissela. (Aluna de Jornalismo)

2 comentários:

Anônimo disse...

Visitando o blog do grupo. Parabéns pelo trabalho.
Inté Zé.

Anônimo disse...

Cara eu adorei ! Parabéns pelo trabalho.

Postar um comentário